Família FELIZ, Igreja FORTE!

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa."
Atos 16:31

Purificando a Prata

Certa mulher foi assistir um ourives trabalhar.

Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar e explicou que, no refinamento da prata, é preciso segurá-la bem no centro da chama, onde é mais quente e queimam-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, nos segura em situações “quentes”, e pensou no versículo:“E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata” Malaquias 3:3.

Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.

Ele disse que sim, que não somente tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha também que manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas, pois se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.

A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou:

“Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?”

Ele sorriu e disse: “Ah, isso é fácil… É quando eu vejo minha imagem nela.”

Se hoje está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos do Senhor estão sobre você e que Ele vai cuidar de você até que veja a imagem dEle em você.

Leitura Sistemática da Bíblia


Qual a importância de ler?
Um dos maiores privilégios que Deus concedeu a seus filhos, é a oportunidade de estudar a Sua palavra. Contudo, muitos não se entregam com afinco ao verdadeiro estudo da Bíblia, contentam-se em receber alimento espiritual de segunda mão. O profeta Jeremias escreveu “ Achadas as Tuas palavras, logo as comi, as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo seu nome sou chamado, ó Senhor dos exércitos” ( Jr. 15:16). A Palavra de Deus, é uma das maneiras que Deus gosta de comunicar-se com seu povo. Certamente o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos e profetas. (Amós 3:7). A Palavra de Deus é digna de toda confiança, pois sempre há de se cumprir. “ O Senhor disse: Viste bem, porque Eu velo sobre a Minha palavra para cumprir” . ( Jr. 1:12)
A palavra de Deus reflete o Seu caráter.

Quais as vantagens de ler a Bíblia diariamente?
Ela fortalece, purifica, ajuda a receber respostas de oração, traz gozo ao nosso coração, alimenta espiritualmente, traz sabedoria, orienta nossa vida e nossas decisões, ela garante nosso sucesso e muito mais

Como devo fazer a leitura diária?
1- Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração. Ore pedindo que Deus o ajude a entender o que está escrito nas páginas sagradas. O salmista Davi orou assim: “ Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” ( Salmo 119:18)
2- Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O que é que esta passagem revela sobre Deus? Sobre Jesus? Sobre mim? Sobre a vontade dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer? Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades deste texto podem ser aplicadas à minha vida?
3- Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com freqüência.
4-Leia meditando. É melhor uma pequena passagem lida, entendida e aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas superficialmente.
5- Leia com disposição de praticar a palavra. “ Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” ( Tiago 1:22).
6- Leia a Bíblia diariamente
A leitura diária da Bíblia é para a vida espiritual aquilo que a alimentação diária é para a vida física – Jó 23:12. A leitura devocional proporcionará a cada cristão a inspiração espiritual de que precisa para o viver diário, a qual deverá estar sempre baseada na verdade revelada na Bíblia.
Leia a Bíblia devocionalmente, pela manhã ou antes de dormir.O importante é definir a hora certa (qualquer que seja ela), pois, se não fizermos isso, nossas boas intenções nunca se concretizarão, e leremos a Bíblia apenas ocasionalmente.
7-Marcar a duração do tempo
Quanto tempo devo dedicar à leitura da Bíblia diariamente? Pelo menos cinco minutos, o melhor é separar quinze minutos diários no mínimo.

Princípios práticos para a leitura diária :
-Escolha um horário
Para muitos a melhor hora, é bem cedo no começo do dia. Sua mente está descansada e pronta para ouvir Deus falar. Se você é do tipo de pessoa que produz à noite, no final do dia será uma boa hora. Certo pastor decidiu levar tão a sério o compromisso de ler a Bíblia diariamente que resolveu observar a seguinte regra: “ Sem leitura da Bíblia não há café da manhã”. Talvez você possa adotar outro lema como “sem leitura da Bíblia não vou dormir”. Faça um compromisso com você mesmo para ter uma hora tranqüila para ler a Bíblia.
-Escolha um lugar definido
Isto ajuda nossa concentração e persistência. Descubra um lugar tranqüilo onde não hajam distrações visuais, onde você possa estar tranqüilo. Isto ajuda a criar o clima devocional.
-Ler com um lápis na mão
O melhor modo de sintonizar o pensamento e colocá-lo numa atitude de atenção é pegar um lápis e preparar-se para receber uma mensagem de Deus. Sempre que descobrimos uma lição nova no texto que lemos, devemos anotá-la. É uma forma de gravar o pensamento mais firmemente no cérebro e também uma maneira de registrar o fato para uma futura revisão.
- Escrever um diário espiritual
A maneira mais simples de se fazer um diário espiritual é ter um caderno, uma caneta e após a leitura do texto bíblico escolhido responder as duas perguntas básicas:
a) O que Deus está dizendo para mim?
b) Que atitude vou tomar?


PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA: http://www.sbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário