Blog oficial da Secretaria Estadual de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Rio de Janeiro. Destinado a todos os diretores regionais e locais de DEBQ, ITQ e MQCC, bem como a qualquer interessado pela educação.
Família FELIZ, Igreja FORTE!
Atos 16:31
Purificando a Prata
Certa mulher foi assistir um ourives trabalhar.
Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar e explicou que, no refinamento da prata, é preciso segurá-la bem no centro da chama, onde é mais quente e queimam-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, nos segura em situações “quentes”, e pensou no versículo:“E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata” Malaquias 3:3.
Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.
Ele disse que sim, que não somente tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha também que manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas, pois se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.
A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou:
“Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?”
Ele sorriu e disse: “Ah, isso é fácil… É quando eu vejo minha imagem nela.”
Se hoje está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos do Senhor estão sobre você e que Ele vai cuidar de você até que veja a imagem dEle em você.
A Educação Cristã
A obra da educação é desenvolver uma consciência crítica, ou seja, aquela que examina os fatos com profundidade, que busca os princípios causais autênticos. É livre de preconceitos e assume responsabilidade. Aceita o diálogo novo, assim como o velho, na medida em que são válidos (Jo 4:6-30).
A fundamentação: o principal fundamento da educação cristã é a Palavra de Deus. Devemos estar preparados para defender suas bases e impedir que ideologias não genuínas venham a contaminar o legado deixado por Jesus (Ef 4:13-15).
Os objetivos: Sem alvos definidos o educador não poderá chegar a lugar nenhum, seus ouvintes ficarão mais confusos do que estavam antes de ouvi-lo. Jesus estabeleceu o seu alvo para a humanidade: "eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (Jo 10:10b). Todo educador precisa conhecer a meta que dará sentido aos seus esforços.
Sendo assim, a igreja do Evangelho Quadrangular no seu departamento de ensino, através da Secretaria Geral de Educação e Cultura, representada pela pessoa do Secretário Geral Pr. Almir de Paula, tem como visão:
Ganhar, consolidar e treinar crianças, novos convertidos e membresia em geral através do Departamento de Educação Bíblica Quadrangular;
Formar o caráter dos candidatos ao ministério através do Instituto Teológico Quadrangular – 1° Ano Fundamental em Teologia e Missão Quadrangular para as Crianças;
Especializar membros da IEQ que tenham vocação específica através Instituto Teológico Quadrangular – 2° e 3° Ano Médio em Teologia, do Centro de Treinamento Missionário Quadrangular (CTMQ) e da Faculdade (projeto);
Atualizar o ministério em serviço pela educação contínua através do Departamento de Atualização Ministerial – DAM
A Escola Bíblica
A Escola Bíblica foi criada em 3 de novembro de 1783 pelo jornalista inglês Robert Raikes para alcançar crianças e adolescentes que viviam perambulando e cometendo pequenos delitos nas ruas da cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. Chegou ao Brasil em 15 de agosto de 1855 onde os pioneiros foram os missionários Robert e Sarah Kalley, que tinham por objetivo ensinar a Palavra de Deus e também matemática, história e inglês.
Hoje, a Escola Bíblica é uma iniciativa vitoriosa espalhada por todos os continentes e com o foco voltado para o ensino da Bíblia, contudo, vem enfrentando desafios para manter-se de pé.
Desafios para a Educação Cristã Contemporânea
A igreja através do seu departamento de ensino não pode ficar à margem das mudanças que estão acontecendo no mundo, precisa ser um agente de transformação (Rm 12:2). Para ser este agente de transformação é necessário conhecer a época em que está inserida buscando em Deus meios para superar todos os novos desafios estabelecendo uma educação eficaz que seja contextualizada, com metas acessíveis e quebrando paradigmas.
Definindo:
Modernidade: costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.
Pós-modernidade: é a condição sócio-cultural e estética que prevalece no capitalismo contemporâneo após a queda do Muro de Berlim e a consequente crise das ideologias que dominaram o século XX.
MUNDO MODERNO MUNDO PÓS MODERNO
Sacralização Secularização
Razão Emoção
Idealismo Realismo
Objetividade Subjetividade
Mundo esférico Mundo na ponta dos dedos
Saber = razão Saber = sentimento
Absoluto Relativo
Ética Estética
Passado,futuro Presente
Inconformismo Conformismo
Esforço Prazer
Fundamental Superficial
Formalidade Informalidade
Necessário etc Acessório etc
A igreja em sua diversidade se compõe de membros que vivem, ainda hoje, no período da modernidade e outro tanto de membros gerados nesta época pós moderna. Trabalhar com esta diversidade, despertando a relevância da Palavra de Deus para a vida é o grande desafio da educação cristã na presente era.
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