Família FELIZ, Igreja FORTE!

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa."
Atos 16:31

Purificando a Prata

Certa mulher foi assistir um ourives trabalhar.

Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar e explicou que, no refinamento da prata, é preciso segurá-la bem no centro da chama, onde é mais quente e queimam-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, nos segura em situações “quentes”, e pensou no versículo:“E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata” Malaquias 3:3.

Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.

Ele disse que sim, que não somente tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha também que manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas, pois se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.

A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou:

“Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?”

Ele sorriu e disse: “Ah, isso é fácil… É quando eu vejo minha imagem nela.”

Se hoje está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos do Senhor estão sobre você e que Ele vai cuidar de você até que veja a imagem dEle em você.

Campanha contra PEDOFILIA


O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.

A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.

As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.

Grave como a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas.


Essa conjuntura vem sendo enfrentada, no Brasil, com seriedade, apesar do desafio que representa. Diversos setores da sociedade e do governo assumiram com coragem a determinação de dizer não à violência sexual praticada em crianças e adolescentes.

Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.

A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar um consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.

Nova lei contra estupro e pedofilia se torna mais severa:
Lei 12.015, sancionada altera as Leis 2.848 (Código Penal) e 8.072 (que trata dos crimes hediondos) e torna mais severas as penas para os crimes de pedofilia, estupro seguido de morte e assédio sexual contra menores, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas. O autor de estupro contra maiores de 14 anos e menores de 18 anos será punido com penas que variam de oito a 12 anos de prisão.

Atualmente, a pena varia de seis a dez anos. A pena será aumentada em até 50% quando for praticado por alguém que deveria proteger e cuidar da criança. Essa mesma regra vale para o crime que gerar gravidez. Se a vítima contrair doença sexual, a pena sofrerá um acréscimo de um sexto metade do tempo de condenação.

FONTE: www.consura.com.br
http://www.correioforense.com.br/noticia/idnoticia/47673/titulo/Nova_lei_contra_estupro_e_pedofilia_se_torna_mais_severa.html

Dinâmica de Grupo 1

O Presente

Esta dinâmica pode ser aplicada com crianças, adultos ou adolescentes, sem que se altere o conteúdo moral implícito em sua mensagem. Abaixo damos o exemplo com 14 adjetivos podendo ser acrescentado ou diminuído conforme o número de participantes.
Material e desenvolvimento: um presente numa caixa bem bonita, enfeitada contendo a quantidade de bombons igual ao número de participantes. A caixa será sorteada entre os presentes e o ganhador ouvira e seguirá as instruções da seguinte mensagem:
01 - “Você tem muita sorte, foi o sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade entre nós. Mas o presente não será seu, observe os amigos e aquele que considerar mais organizado será o ganhador(a) dele.
02 – A organização é algo de grande valor e você como possuidor dessa virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.
03 – Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade, não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não será seu, entregue-o para uma pessoa que na sua opinião é muito meiga.
04 – A meiguice é algo muito raro e você a possui, parabéns, mas o presente ainda não será seu, e você com jeito amigo não vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais extrovertido.
05 – Por ter esse jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele não é seu, passe-o para quem você considera muito corajoso.
06 – Você foi contemplado com este presente e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhido para recebê-lo, entregue-o para quem você acha mais inteligente.
07 – A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
08 – O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você, parabéns pela simpatia, não fique triste o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais dinâmico.
09 – Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia, seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio, precisamos de pessoas como você, parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais solidário.
10 – Solidariedade é coisa rara no mundo em que vivemos, de pessoas egocêntricas, você está de parabéns por ser solidário(a) com os colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais alegre.
11 – Alegria!! Você poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha mais elegante.
12 – Parabéns, a elegância completa a citação humana e a sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu, passe-o para aquele(a) amigo(a) que você acha mais bonito.
13 – Que bom! Você foi escolhido(a) amigo(a) o mais bonito(a) entre os presentes , por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto é bonito. Mas o presente não será seu passe-o para quem lhe transmite paz.
14 – O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns!! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz passe o presente a quem você acha mais justo.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !
E assim o presente é distribuído entre todos

Outras virtudes para continuar o jogo: caprichoso, sorridente, otimista, discreto, persistente, amigo, confiável, criativo, bondoso, decidido..

Reflexão 3

A Bagagem

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão.
A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que são importantes .
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher :
Ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziar a mala.
Mas, o que tirar ?
Você começa tirando tudo para fora.
Veja o que tem dentro:
Amor, Amizade ... nossa! Tem bastante, curioso, não pesa nada...
Tem algo pesado ... você faz força para tirar... Era a Raiva - como ela pesa!
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a Incompreensão, Medo, Pessimismo.
Nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece um Sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade! Aí você coloca as mãos
dentro da mala de novo e tira pra fora a Tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a Paciência dentro da mala,
pois vai precisar bastante.
Procure então o resto, a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor.
Tire a Preocupação também. Deixe de lado, depois você pensa o que fazer com ela.
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, pense bem o que vai colocar lá dentro de novo, heim !
Agora é contigo. E não esqueça de fazer isso mais vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO ...

Reflexão 2

A lição do milho

Senhor,
Hoje aprendi a lição do milho.
Há milho de tanta espécie, mas tudo é milho.

O milho produz conforme é tratado: se lhe retiro amido, dá maisena; se frito, dá pipoca; se môo, dá farinha ou fubá; se cozinho ou asso é bom para comer; se não serve para mais nada, é bom para cavalos e galinhas.

Mas, o milho só produz se é tratado como é devido, na hora certa. E a cada espécie só posso pedir o que pode dar: milho comum não dá pipoca, milho de pipoca não serve para curau. Se não cozinho o milho verde, enquanto está verde, fica duro; se frito verde, não dá pipoca. Se colho o sabugo antes de crescer, ele não serve. Até que o milho fique como quero, como precisa, preciso cuidar dele, dar-lhe o que precisa.

Tu me mostraste Senhor que a lição do milho é boa para o educador. É boa para quem quer amar. Amar é ajudar a produzir, a ser, a realizar-se.

Não pedir ao milho imaturo que seja um milho em bom tempo...

Dar-lhe o que precisa para se desenvolver. Pedir-lhe que dê conforme a sua espécie. Se está bichado, dar-lhe remédio para voltar a ser são, depois, só depois, pedir-lhe que produza.

Obrigada Senhor

Abre-me a tua verdade a fim de que penetre um pouco no ministério do outro, apenas para conhecer a sua espécie, e seu grau de maturação, as suas necessidades, conforme precisa, na hora que precisa. E assim o ame verdadeiramente, ajudando-o a desabrochar.

Autor desconhecido

Reflexão 1

“Pedido de uma criança”

“Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim, isso faz com que eu me sinta mais segura. Não me estraguem, sei que não devo ter tudo o que peço, só estou experimentando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos, dependo de vocês para saber o que é bom ou mau. Não me corrijam com raiva, aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular. Não me protejam das conseqüências dos meus erros, às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não façam promessas que não possam cumprir mais tarde; lembrem-se de que isto me deixará profundamente desapontada. Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele. Não me desconversem quando eu faço perguntas, senão eu procurarei nas ruas as respostas que não tenho em casa. Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, senão ficarei extremamente chocada quando descobrir algum erro de vocês. Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte do que vocês. Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se de que tenho o meu próprio modo de ser. Não viva me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, pois isto criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante. Não queiram me ensinar tudo de uma vez, nem desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram, ou então, daquilo que não plantaram.”
Autor desconhecido

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Provérbios 22:6

Classe do Bom Amigo


CAMPANHA EVANGELÍSTICA
CLASSE DO BOM AMIGO - CBA

A grande ordem dada por Cristo à igreja é IDE. Buscando seu significado no original indo, isto é, onde estiver pregue a Palavra a TODA CRIATURA.
João 3:16 afirma que Deus amou O MUNDO para que TODO AQUELE que nele crê tenha vida eterna. Pensando nisto afirmamos a importância de apresentar o plano da salvação a humanidade, incluindo as crianças.
Nós da SEEC com base nisto estamos iniciando uma campanha evangelística para as crianças e juniores através do DEBQ em parceria com o GMC e GMJr.
A Classe do Bom Amigo – CBA é uma atividade evangelística de nossa igreja cujo programa é desenvolvido com base na vida de Cristo, O BOM AMIGO.
Neste material você está recebendo um CD com músicas que poderão ser usadas na classe, um exemplo de programa, modelo de convite, ficha de cadastro e freqüência, livro sem palavras, história do Plano da Salvação e relatório que deverá ser entregue à SEEC.
Objetivo: alcançar crianças e lares não-cristãos para Jesus.
Vantagens:
a) Atingir crianças e juniores que não freqüentam a igreja;
b) Produz frutos: crianças salvas;
c) Possibilita iniciar um trabalho local;
d) Aproveita o período de férias;
e) Treina pessoas para o evangelismo de crianças.
Participação da igreja:
a) Providenciar intercessores;
b) Providenciar a família hospedeira. Família convertida com bom testemunho na vizinhança que hospedará a classe em sua casa.
Propaganda:
a) Preencha e distribua os convites;
b) Convide pessoalmente as crianças da vizinhança da família hospedeira;

Sugestões para o professor:
a) Não se impressione com números;
b) Lembre que cada aluno da classe é uma alma para Cristo;
c) Ore antes, durante e depois;
d) Não desanime.
Conservando os frutos:
a) Ore pelas crianças que tomaram decisão;
b) Convide-os para freqüentar a igreja e o DEBQ;
c) Se possível, organize a Classe Amiguinhos de Jesus no mesmo local.
Local:
Semelhante aos grupos familiares é um trabalho realizado nas casas das pessoas cristãs com bom testemunho na vizinhança e que apóiem o trabalho e queiram servir ao Senhor.
Duração:
A CBA é realizada em seis dias, preferencialmente consecutivos, com duração de uma hora e quinze minutos (1:15) de aula.
Encerramento:
Deve ser feito na igreja no período de EB. Será a oportunidade para que estas crianças e seus familiares visitem a igreja.
Obs.: durante os quatro dias não dê lanche. As crianças precisam ir por se sentirem atraídas pelo trabalho e par ouvir sobre Cristo, não para lanchar. No último dia pode-se fazer uma festa com lanhe e entrega de certificado de participação na classe de cinco dias.
Programa:
15’ – cânticos, 10’ – história missionária ou aventura infantil, 20’ – história bíblica, 5’ – memorização, 15’ – exercícios de fixação, 10’ – aconselhamento

Obs.: como foi dito para conservar os frutos após estes seis dias pode-se criar a Classe Amiguinhos de Jesus, que funciona na mesma estrutura da CBA, mas é realizada uma vez por semana com duração de uma hora onde o foco é ensinar as crianças os primeiros passos da vida cristã proporcionando-lhes o crescimento espiritual.

Novo material do ITQ e MQCC

Ensino à Distância

Você deseja fazer o ITQ?
Estamos oferecendo o curso à distância. Entre em contato conosco.
e-mail: roberta.educacao@yahoo.com.br
Tel.: 7164-0058 / 8323-8048

Estudo 5

FRUTO DO ESPÍRITO
O Crente é o templo do Espírito Santo. (Ef.1.13,14) ao permitir ser controlado pelo Espírito Santo, esse crente estará produzindo o Fruto do Espírito. Em Efésios 5.18 lemos: “Enchei-vos do Espírito”. o contexto bíblico é que o crente deve “deixar-se encher”, e isto se dá através das santificação de sua vida, e assim alcançará a Plenitude do Espírito. Vivendo esta realidade ele produzirá o Fruto do Espírito. Já na expressão “não vos embriagueis com vinho”, a realidade é oposta. Nela o pecado abunda. Para entendermos, esta expressão fala do embriagar de nós mesmos. Com certeza a carne estará falando alto e o pecado reinando nesta vida. Fruto do Espírito Santo, Dom do Espírito Santo e dons do Espírito Santo são distintos.

O DOM DO ESPÍRITO SANTO – É o próprio Espírito que recebemos quando cremos e aceitamos o Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal. (At.2,38; Ef.1.13)
Dons do Espírito – “São as capacitações especiais que o Espírito confere aos crentes para a realização de ministérios específicos na igreja e no serviço cristão”1
O Fruto do Espírito Santo – É o tema da lição de hoje.
VERDADES NA VIDA DO CRENTE QUE NÃO PRODUZ O FRUTO DO ESPÍRITO
• São comparados como crianças em Cristo.(I Co. 3.1-3).
• Vivem segundo a carne. (Rm 8.8)
• Não amam a Palavra de Deus. (Jo.14.23)
• Não vivem em oração. (I Ts 5.17)
• Não cumprem o ide de Cristo. ( At.1.8)
• A adoração é o louvor deste crente não agrada a Deus. (Hb 13.15)
• O pecado continua imperando. (Rm 6.6; Cl 3.3)
• Não se consagra a Deus. ( Rm 2.1,2)
• Não vive na alegria da Salvação. (Sl 51.12)
No viver deste crente carnal a realidade será a produção das obras da carne. (Gl 5.19-21) mas, na vida do crente espiritual, há a produção do “Fruto do Espírito.” (Gl 5.22,23) O caminho para esta vitória é: Santificação, consagração de vida a Deus, o que sem dúvidas levará o crente a uma vida abundante e assim chegar à plenitude do Espírito para que o Fruto do Espírito possa se manifestar. A Bíblia diz “Fruto” e não “Frutos”. Esta é a verdade de um único Fruto que se manifesta em nove virtudes que são inerentes da Pessoa do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e que o Espírito santo procura manifestar na vida do Crente. Vamos ler Gálatas 5.22,23.

1- AMOR – Este é o amor de Deus, o ágape. ( João 3.16) o amor altruísta. Ele pode amar até os inimigos. Este amor é concedido ao crente no ato da conversão e recebimento do Espírito de Deus. (Rm 5.5) Esse amor é Vertical (Deus) e Horizontal (Próximo). (Mc 12.30,31) “O amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra.”2 (I Jo 4.7-12)
Jesus é o nosso exemplo: Mc 10.21; Jo 11.33-36; Lc 23.34

2- ALEGRIA – Esta é a alegria que vem do Senhor, independente das circunstâncias. (Jo 16.22) É experimentada na vida do Crente, através da certeza que ele tem de que foi liberto pela Graça de Deus. (Jo 8.32; 8.36).
Jesus é o nosso Exemplo: Jo 15.11

3- PAZ – O que é Paz? “Paz é uma atitude de serenidade, calma e força, tranqüilidade e quietude de espírito, produzida pelo Espírito santo, mesmo na adversidade e nas tribulações.”3 Esta paz é prometida ao Crente por Cristo. (Jo 14.27) Ela vem do amor a Palavra de Deus. (Sl 119.165) O crente precisa buscar esta paz. (Sl 34.14)
Jesus é o Exemplo: João 14.27, 16.33

4- LONGANIMIDADE – É a qualidade vivida pelo Crente que produz o Fruto do Espírito, onde Deus lhe concede a perseverança necessária diante das pessoas que erram e pecam lutando contra este servo de Deus. A longanimidade leva o crente a esperar que estas vidas sejam transformadas pelo poder de Deus. O Crente deve andar com longanimidade (Ef.4.2) e revestir-se de longanimidade. (Cl 3.12).
Jesus é o nosso Exemplo: Lc 9.51-55

5- BENIGNIDADE – A palavra benignidade está associada a idéia de bondade, brandura; está ligadas também ao amor, compaixão e misericórdia. (Ef. 4.32) Deus é Benigno (Lc 6.35).
Jesus é o nosso Exemplo: Lc 7.36-50

6- BONDADE – Bondade é a qualidade de bom. Deus é o maior exemplo de bondade. Esta qualidade que ó Espírito concede ao servo de Deus, é exercida através da generosidade em ação em relação ao seu semelhante. (Ef. 4.32).

7- FIDELIDADE – Fidelidade vem da palavra “fiel”, que quer dizer leal, honrado, verdadeiro, que não falha. Daí também, pensarmos na confiabilidade total, na lealdade absoluta. Aquele que é digno de confiança. Devemos ser fieis a Deus, Sua Palavra e ao nosso próximo. Deus é Fiel. (Sl 119.90), a fidelidade do Crente deve ser até a morte. ( Ap. 2.10).
Jesus é o nosso Exemplo: Ele foi fiel a Palavra do Pai. (Mt. 26.52-54) A obra do Pai. (Jo 9.4) E à vontade do Pai. (Lc 22.42).

8- MANSIDÃO – Na mansidão a força e a brandura estão juntas. Traz a idéia de serenidade, tranqüilidade. A Bíblia diz que “os mansos herdarão a terra”... (Sl 37.11). O Crente deve andar em “toda a humildade e mansidão”. (Ef. 4.1,2). Deve também estar revestido de mansidão. (Cl 3.12)
Jesus é o nosso Exemplo: Mt. 11.28,29

9- DOMÍNIO PRÓPRIO –
Ao exercer o Crente o domínio próprio, evidencia-se o autocontrole. A autodisciplina, a temperança e a moderação. Nos momentos conflitantes onde normalmente onde se perderia o controle, todo o querer pessoal deste crente fica sob o domínio de Cristo. (Fl 4.5)
Jesus é o nosso Exemplo: Lc. 23.6-11; Mt. 26.63-68.

Conclusão:
Para sabermos se na vida do Crente a Plenitude do Espírito é real, é necessário que se observe se nesta vida há a manifestação do Fruto do Espírito. Em Gálatas 2.20, lemos que já não é mais o Crente que vive, mas Cristo vivendo nele. Quando Cristo reina soberanamente na vida do Crente, sem dúvida ele produzirá o Fruto do Espírito.
Que possamos buscar no Senhor o crescimento espiritual para atingirmos a Plenitude do Espírito e produzir o Fruto do Espírito em nossa vida diária, e assim o nome do nosso Senhor Jesus Cristo ser glorificado pelo nosso viver. (Mt. 5.16)

Estudo 4

O ESPÍRITO SANTO
Sua personalidade: É uma pessoa:
1-O pronome “Ele” – Jo 16:14
2-Tem emoções e sentimentos – ama: Rm 15:30; é contristado: Is 63:10; e é entristecido: Ef 4:30.
3- Tem vontade – I Co 12:11
4- Possui inteligência – I Co 2:10-12
5- Tem atos pessoais – (1) Ele fala: At 13:2;21:11; Ap 2:7,11,17,29; (2) Ele testifica: Jo 15:26; (3) Ele ensina: Jo 14:26; (4) Ele intercede: Rm 8:26,27; (5) Ele guia: Jo 16:13; At 16:6; (6) Ele manda e ordena: At 13:2; 20:28; (7) Ele opera milagres; At 8:39; Rm 15:19.

Sua divindade:
É a 3ª pessoa da trindade – Jo 14:16; Mt 3:16,17.
1- Onisciência: Lc 2:25-32; Jo 14:26; I Co 2:10;
2- Onipresença: Sl 139:7
3- Onipotência: Mq 3:8; Lc 1:35; Rm 15:13-19
4- Santidade: Ef 4:30
5- Presciência: At 1:16

Seus nomes: Existem cerca de 350 passagens bíblicas que mencionam o Espírito Santo, em que mais de 50 nomes ou títulos podem ser encontrados. Em Is 11:2 são descritos sete nomes: Espírito do Senhor, de Sabedoria, de Entendimento, de Conselho, de Poder, de Conhecimento, de Temor do Senhor.

Símbolos do Espírito Santo:
 Vento – Jo 3:8 simboliza o poder invisível, onipresente e sua influência que sustenta a vida.
 Óleo – Is 61:1 simboliza a capacitação para o trabalho.
 Pomba – Mt 3:16 simboliza as qualidades de mansidão, pureza, amor, inocência e beleza.
 Água – Jo 4:14 simboliza frescura, satisfação e fertilização
 Fogo – Is 4:4 fala do “poder” e “purificação”.
 Vinho – Is 55:1 característica de estímulo espiritual e alegria

Vida no Espírito:
 O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus – Rm 8:16
 Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus – Rm 8:14
 O Espírito Santo nos vivifica – Rm 8:11
 O Espírito Santo nos ajuda a orar – I Co 14:14
 O Espírito Santo nos assiste em nossas fraquezas – Rm 8:26,27

Estudo 3

TEMPERAMENTOS
Mesmo com traços que variam de pessoa para pessoa, o que são considerados como traços mais fundamentais num modo geral na personalidade, são os tipos de temperamentos: sanguíneos, coléricos, fleumáticos e melancólicos. Esses traços foram criados por Hipócrates (460 a 370 a.C) na antiga Grécia. Como resultado de suas observações, Hipócrates distinguiu esses quatro temperamentos. De acordo com sua teoria, o temperamento dependia dos humores de seu corpo: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma; na sua observação do comportamento pode observar as diferenças e assim formulou sua teoria para explicar essas diferenças. Mas foi um filósofo alemão, Emmanuel Kant, que provavelmente mais influência teve na divulgação da idéia dos quatro temperamentos.
O estudo dos temperamentos é um instrumento valioso para a autocompreensão, mas deve ser usado moderadamente, sem levar ninguém à exposição emocional. No entanto, não se ponha a analisar o temperamento de uma pessoa, a não ser que isso contribua para o seu relacionamento com ela.
O temperamento está baseado no material ainda não trabalhado com que nascemos. À medida que vamos amadurecendo espiritualmente fica cada vez mais difícil diagnosticar o temperamento básico. Quando alguém recebe Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, tem o Espírito Santo habitando em sua vida e Ele poderá modificar de tal modo suas fraquezas, que a pessoa que Deus quer que seja dominará positivamente sua via.
Outro fator que interfere no diagnóstico do temperamento é a idade. Na maioria das pessoas é mais fácil distinguir entre os 15 e 35 anos.

Paralelo entre os quatro temperamentos e a Bíblia
Bíblia: Todos os homens têm uma natureza pecaminosa
Temperamentos: Todos os homens têm suas fraquezas
Bíblia: O homem é constantemente assediado pelo pecado
Temperamentos: Destacam tal fato
Bíblia: O homem possui uma “velha natureza” que é a carne, ou melhor, a “carne corruptível”.
Temperamentos: É composto de tendências natas, parte das quais são fraquezas.

Sanguíneo
Pontos fortes: caloroso, amável, simpático. Atrai as pessoas como se fosse um imã. Tem boa conversa, é otimista e despreocupado, “a vida é uma festa”. É generoso, adapta-se ao meio ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios.
Pontos fracos: pouca força de vontade, emocionalmente instável, explosivo, irrequieto, egoísta. Em sua mocidade chega a ser considerado “o que vai ser bem-sucedido”, raramente, entretanto, alcança aquilo que dele se espera. Tem grande dificuldade em seguir detalhadamente instruções e quase nunca fica quieto. No fundo dessa capa de ousadia ele é frequentemente inseguro e temeroso.
Vocação: os sanguíneos são bons vendedores, oradores, atores e não raro tornam-se líderes. – Exemplo bíblico: Pedro

Colérico
Pontos fortes: ativista prático. Tudo n ávida para ele é útil. É um líder natural, obstinado e muito otimista. Seu cérebro está sempre fervilhando idéias, projetos ou objetivos, e ele os realiza. É extrovertido, mas não tão intensamente como o sanguíneo.
Pontos fracos: é auto-suficiente, impetuoso, genioso e tem uma tendência a aspereza e até mesmo a crueldade. Ninguém é tão mordaz e sarcástico quanto o colérico.
Vocação: os coléricos dão bons diretores de empresas, generais, construtores, soldados voluntários, políticos ou administradores, mas são geralmente incapazes de executar trabalhos minuciosos e precisos. – Exemplo bíblico: Paulo

Melancólico
Pontos fortes: é o temperamento mais talentoso. Perfeccionista, muito sensível, apreciador das belas artes, analítico, abnegado (desejo de sacrificar-se a si próprio) e amigo leal. O melancólico ultrapassa as expectativas quando submetido à pressão.
Pontos fracos: perfeccionista, geniosos, crítico, pessimista e egocêntrico.
Vocação: artista, compositor, inventor, filósofo, teórico. – Exemplo bíblico: Moisés

Fleumático
Pontos fortes: pessoas de fácil convivência porque possuem natureza calma e sossegada, senso de humor, acessibilidade e são agradáveis. Se enquadram no título “Sr. Simpatia”. O fleumático é eficiente conservador, digno de confiança, espirituosa, com a mente sempre voltada para o lado prático das coisas. É meio introvertido.
Pontos fracos: suas fraquezas, assim como suas qualidades não são tão perceptíveis como nos temperamentos mais expressivos. A maior de suas fraquezas é a falta de motivação, o que leva a displicência no trabalho, é pão duro e indeciso. Tem a capacidade de viver a vida como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se com a coisas.
Vocação: diplomata, professores, médicos, cientistas, humoristas, escritores e editores de livros e revistas. Quando motivados tornam-se grandes líderes. – Exemplo bíblico: Abraão

O segredo do temperamento transformado ou controlado é se deixar encher pelo Espírito Santo continuamente, viver um relacionamento de intimidade com Deus, ter vida com Deus.

Estudo 2

Infância, invista nela!
ATENÇÃO!
“Quem recebe uma dessas crianças em meu nome, está me recebendo. Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”.
Mateus 18:5,6 (NVI)
A ORDEM:
“Ouça, ó Israel: o Senhor, o nosso Deus, é único SENHOR. Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o teu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prende-as na testa. Escreve-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões”.
Deuteronômio 6:4-9 (NVI)

Quando Moisés falou estas palavras para o povo de Israel ele estava se despedindo deles porque Deus já havia dito que ele não entraria na terra prometida. Moisés se preocupou em deixar claro que só conseguiriam se manter firmes se obedecessem os mandamentos de Deus e passassem isto adiante: para seus filhos, as futuras gerações.
Com a morte de Moisés, guiados por Josué, Israel entrou na terra prometida, mas um fato que nos chama a atenção é o que está escrito em Juízes 2:10 “Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o SENHOR e o que ele havia feito por Israel”.
Depois de tudo o que Deus havia feito, de todas as ordens deixadas, o povo não obedeceu: NÃO ENSINOU SEUS FILHOS O CAMINHO A SEGUIR. Esta história infelizmente continua se repetindo. Vivemos uma época em que os pais, em sua maioria, não se preocupam com a vida espiritual de seus filhos, não se preocupam em deixar bons exemplos e muito mesmo cumprem sua tarefa: EDUCAR.
A tarefa de educar é responsabilidade dos pais, da família. Mas se isto tem sido de alguma forma negligenciado, Deus conta com a sua igreja para cumprir esta tarefa. Você tem investido na infância?
Estudos comprovam que os cinco primeiros anos de vida são determinantes e fundamentais para o alicerce da personalidade. Grande parte do que a criança vai ser quando adulta é formado até os cinco anos de idade, por isso, cabe a pergunta: Que geração estamos preparando para o futuro?

Por que investir na infância?
 Porque Jesus mandou apascentar os cordeiros- Jo 21:15
 Porque as crianças são pecadoras- Sl 51:5
 Porque quem recebe uma criança está recebendo Cristo- Mt 18:5
Qual a finalidade do trabalho com crianças?
 Salvação – Rm 3:23; Sl 51:5
 Crescimento – Cl 1:10; Ef 4:15; II Pe 3:18
 Serviço – At 1:8; Mc 16:15
Qual o valor da criança?
A Palavra nos mostra em João 10:10, que o diabo veio para roubar, matar e destruir. Ele tem tentado roubar a infância de nossas crianças, matando-as física e espiritualmente e destruindo seu futuro. A criança representa a semente, algo novo, por isso, o quanto antes investir na vida da criança melhor.
Pensando no valor de uma criança, criou-se o Estatuto da Criança e do Adolescente a fim de ampará-las por Lei de qualquer tipo de desrespeito ou descuido.
Sendo uma ordem bíblica obedecer às autoridades, a igreja precisa tomar conhecimento desta lei e fazer o possível para que seja aplicada.


Para garantir o bem estar das crianças e adolescentes foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nós como igreja não podemos ser omissos ao cumprimento de nosso dever bíblico e social. Informe-se, trabalhe e cumpra o seu papel.

Estudo 1

EMO
Origem: Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).
No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.
Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore punk, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se autodefiniu através deste rótulo. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.
O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.
Chegada ao Brasil: No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos.
Algumas Regras para ser Emo:
04- Sempre reclame do sistema e nunca faça nada pra ele melhorar, apenas reclame.
05- Mesmo estando feliz, se mostre triste para todo mundo ficar com pena de você.
06- Não olhe ninguém nos olhos, dê uma de cachorro com fome.
09- Use roupas do sexo oposto.
22- Se faça de coitado(a) e diga todos seus defeitos e problemas no seu profile.
29- Não esqueça dos piercings.
32- Use maquiagem exagerada seja homem ou mulher.
33- Se você for menina, chame a sua melhor amiga de marida.
40- Dê uma de maníaco depressivo sem ter depressão.
41- Mexa com pessoas na rua. ( é um ótimo exercício )
42- Fale mal de todo mundo pelas costas. ( seja amigo ou não. )
54- Se revolte com tudo que você não gosta e chore por causa disso.
55- Tire fotos com cara de triste.
59- Se você for menina se ache uma garota malvada.
60- Não esqueça que você sempre está certo(a).
63- Ignore todos que não são emos.
64- Você sempre é a vítima.
67- Faça tudo para aparecer ou para os outros notarem sua presença. ( isso inclui auto humilhação e choro. )
68- Seja um(a) maria vai com as outras. ( acima de tudo isso. )
74- Fofoque.
75- Evite ter relações sexuais com pessoas do sexo oposto.
76- Evite pensar. ( além de consumir seu cérebro fede. )
77- Seja fútil e superficial.
78- Se você tiver namorada(o) e ela o dispensar corra pro primeiro macho que você encontrar na rua. ( vai ser divertido. )
79- Se humilhe por bobagens. ( como chicletes ou ainda por um beijo de um amigo. )
80- Beijar pessoas do mesmo sexo é fundamental e sadio.
82- Afaste-se de todos os seus amigos, você tem novos amigos emos agora e só pode andar com eles.
85- Goste de bonecas mesmo que você seja homem e tenha dezoito anos.
97- Nunca seja você mesmo(a). ( siga a moda e o que te deixe mais popular. )
98- Nunca esteja satisfeito(a) com o que tem. ( explore seus pais ao limite. )

Agora que você já viu algumas prioridades dos EMOS, cabe uma pergunta: Você realmente acha que não tem nada haver um servo de Deus, convertido e com compromisso com Ele ser emo?
Deus deseja fazer de você um EXEMPLO VIVO para esta humanidade!
Deseja ter uma profunda intimidade contigo e ver a sua glória refletida em sua vida.

História da Igreja do Evangelho Quadrangular



A FUNDADORA e a CHEGADA AO BRASIL
Aimee Semple Mcpherson nasceu em 09 de outubro de 1890 na cidade de Ingersoll, Ontório, no Canadá. Cresceu em lar evangélico e se desviou dos caminhos do Senhor na fase da adolescência.
Decidida a conhecer Deus, Aimee orou e pediu que Ele se revelasse a ela. Em menos de 48 horas sua oração foi respondida.
Quando andava pela cidade viu um salão onde eram realizados cultos de avivamento e convidou o pai para ir com ela. Ao chegar lá, sua única intenção era zombar de tudo o que acontecia. Um jovem evangelista chamado Robert Semple pregava em Atos 2:38 quando foi tomado pelo Espírito Santo e usado para falar com Aimee. Ninguém entendia o que ele dizia, mas Aimee o compreendeu perfeitamente. Muito irritada ela foi embora, mas o Espírito Santo a fazia lembrar da mensagem. Três dias depois deste episódio Aimee se rendeu ao Senhor quando voltava da escola em um trenó.
Tempos depois Aimee reencontrou o evangelista Robert na casa de uma vizinha quando ambos foram ajudá-la com seus filhos que estavam doentes. Durante a noite eles conversaram muito e naquele mesmo dia Robert a pediu em casamento. Em 22 de agosto de 1908 eles se casaram e algum tempo depois viajaram para a China em missão evangelística e lá contraíram malária. Robert faleceu deixando Aimee acamada e grávida de Roberta, sua primeira filha.
Depois da recuperação Aimee voltou para casa e anos mais tarde se casou com Harold Stewart Mcpherson com quem teve seu segundo filho Rolf Kennedy Mcpherson. Com a estabilidade do casamento Aimee parou de fazer a obra, vindo a ficar gravemente doente e no leito se rendeu a vontade de Deus para sua vida e começou a fazer campanhas evangelísticas.
Em 1915 Aimee realizou sua primeira campanha evangelística em Mont Forest num pequeno salão. Na 3ª noite vendo que havia poucas pessoas no culto para chamar mais ouvintes Aimee subiu em uma cadeira numa esquina movimentada, abriu os braços e ficou em silêncio. Quando percebeu que muitas pessoas a cercavam, Aimee correu em direção ao salão de culto e ordenou que se fechasse a porta após todos entrarem. Ela pregou e muitas pessoas aceitaram a Cristo. Desde então o salão não ficou vazio.
O salão ficou pequeno e Aimee comprou uma tenda para realização dos cultos. O ministério cresceu e Aimee como grande evangelista saía em comitiva por este mundo a fora pregando A MENSAGEM QUADRANGULAR.
Aimee sempre inovou no evangelismo. Como uma mulher que amava o teatro, usou este talento para a propagação do Evangelho. Muitas foram as campanhas e os milagres que Deus realizou através dela. Ela fundou o nosso Instituto Teológico, uma rádio, uma revista, compôs diversos sermões para serem encenados e um número grande de canções, inclusive o hino da igreja.
Em 1915 Fundou o “Templo dos Anjos” sede da IEQ em Los Angeles, Califórnia. O tempo passou a Mensagem Quadrangular se espalhou pelo mundo e em 1º de janeiro de 1923 em São João da Boa Vista – SP, foi fundada a 1ª IEQ no Brasil pelo missionário Harold Williams e Hermínio Vasquez Ramos.
A obra começou numa casa na cidade de Poços de Calda, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo.

A VISÃO QUADRANGULAR
Nasceu do coração de Deus para o coração de Aimee no verão de 1922 quando ela pregava na cidade de Oakland, Califórnia. A mensagem pregada era Ezequiel 1:4-10.Ali ela recebeu inspiração para chamar sua mensagem de EVANGELHO QUADRANGULAR e conforme ela pregava Deus a revelava as quatro faces que tipificavam os quatro aspectos do ministério de Nosso Senhor Jesus: na face do homem - Nós vemos “o homem de dores e experimentado nos trabalhos” – O Salvador do mundo; na face da leão - O poderoso Batizador no Espírito Santo e com fogo. “Jesus é o Leão da tribo de Judá”; na face do boi - O Grande Carregador de fardos, que levou sobre si mesmo as nossas enfermidades; na face da águia - A visão do Rei dos Reis que está voltando.