Família FELIZ, Igreja FORTE!

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa."
Atos 16:31

Purificando a Prata

Certa mulher foi assistir um ourives trabalhar.

Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar e explicou que, no refinamento da prata, é preciso segurá-la bem no centro da chama, onde é mais quente e queimam-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, nos segura em situações “quentes”, e pensou no versículo:“E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata” Malaquias 3:3.

Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.

Ele disse que sim, que não somente tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha também que manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas, pois se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída.

A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou:

“Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?”

Ele sorriu e disse: “Ah, isso é fácil… É quando eu vejo minha imagem nela.”

Se hoje está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos do Senhor estão sobre você e que Ele vai cuidar de você até que veja a imagem dEle em você.

DEBQ - Departamento de Educação Bíblica Quadrangular

O Departamento de Educação Bíblica Quadrangular da Secretaria Geral de Educação e Cultura tem como finalidade desenvolver a membresia, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o discernimento do corpo de Cristo; para o desenvolvimento do caráter cristão e para o desenvolvimento das habilidades relacionais, e conhecimento da doutrina quadrangular. A estrutura e os conteúdos curriculares da Educação Bíblica observam a diretriz do desenvolvimento de competências: SER, SABER e FAZER.
A Educação Bíblica organiza-se em níveis: Infantil, Fundamental, Médio e Avançado.
1° - A Educação Bíblica Infantil tem como finalidade o desenvolvimento, do amor a Deus, do amor à Palavra de Deus e do amor à Casa de Deus.
Currículo – Patrulheiros Quadrangulares Estudando a Palavra.
2° - A Educação Bíblica Fundamental, tem pôr objetivo a formação básica mediante:
I - Competência de ler, estudar e interpretar a Bíblia. Mudança de Comportamento.
II - Fortalecimento da identidade quadrangular.
III - Discernimento do seu lugar no corpo de Cristo e preparação básica para exercer a membresia.
3° - A Educação Bíblica Média tem como finalidades:
I. A consolidação e o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos na Educação Bíblica Fundamental.
II. O aprimoramento da membresia.
4° - O Currículo da Educação Bíblica Média, observa as seguintes diretrizes:
I. Destaca o despertamento de vocações;
II. Promove a Educação Teológica e incentiva o educando a buscá-la.
5° - A Educação Bíblica a Avançada presta-se como pré-requisito ao ingresso na Educação Teológico Pastoral.
6º - Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação são organizadas de tal forma que o aluno:
I. Esteja apto a ingressar na Educação Teológica
II. Domine os conhecimentos bíblicos necessários ao exercício da membresia eficaz e do viver cristão exemplar.
III. Exerça ministérios específicos na igreja local: louvor, diaconato, presidência de Grupos Missionários, Diretoria de Departamentos, etc...

Educação... uma história de amor

Por incrível que pareça, esta é, realmente, das mais novas e, ao mesmo tempo, das mais antigas histórias entre muitas que formam a vida do homem, uma história cujo título é tema de estudos, debates, controvérsias, “ataques e defesas”, - a EDUCAÇÃO.
A Educação, responsabilizada por êxitos e fracassos, pela formação do homem que faz a sociedade melhor ou pior, e objeto de constantes preocupações. São muitas as dificuldades e, entre elas, sem dúvida, a da realização de um ensino que atenda as diferenças individuais e também ao mundo, com todas as suas exigências e solicitações.
A Psicologia, a Sociologia e todas as Ciências que fundamentam o ato de ensinar, e defendem e determinam a atenção individual ao aluno, o atendimento a cada ser humano, nas suas necessidades e interesses próprios. No entanto, este “ensino individualizado” permanece ainda e hoje mais do que nunca – como um desafio ao professor, diante de uma classe de 40 a 50 alunos, ou mais... um desafio que, na verdade só pode ser vencido de uma forma: com AMOR!
De Cristo a La Salle, de La Salle a Maria Montessori, de Montessori a Piaget e a todos os educadores que hoje reafirmam os princípios do “deixar caminhar por seus próprios passos”, temos assistido incontentável esforço geral no sentido de ema Educação centrada no aluno, uma Educação que o respeite tal como é.
A tarefa é bastante difícil:
· É preciso conhecer o “material humano”, com todas as suas peculiaridades e na sua maneira tão especial de ser.
· É preciso adequar métodos e programas ao tipo de aluno.
· É preciso incentivar, despertar interesse.
· É preciso respeitar o ritmo próprio de cada um.
· É preciso variar técnicas e meios de fixação de conhecimentos .
· É preciso dar oportunidade de crescimento, de um “desabrochar” sadio, sem entraves.
· É preciso preparar pra um mundo cada vez mais complexo e difícil, exigindo cada vez mais de quem se dispõe a viver e, mais que isso, a vencer.
· É preciso inovar, criar, pesquisar, descobrir.
· É preciso recuperar.
E quem sabe, é preciso, apenas, AMAR.
A resposta a todas as dificuldades se encontra, exatamente, no que há de mais simples no exercício do magistério por vocação e ideal.
Autor desconhecido